Texto extraído do livro “Fabiano de Cristo o Peregrino da Caridade”

O doutor Fortes era médico generoso. Interessava-se pelos doentes, fosse qual fosse a sua condição social. Amparava do senhor ao ultimo dos escravos, sem nenhuma distinção.

A técnica precária da medicina, na época, porém, quase o sempre colocava em desvantagem diante das enfermidades rebeldes.

Clinicamente, também, na enfermaria do Convento de Santo Antônio, desde a muito passara a observar aquele enfermeiro Fabiano de Cristo, que vencia onde ele se sentia derrotado.

Daquelas mãos dedicadas, vira doentes sem esperanças saírem recuperados e retornarem à vida comum, sem sinais das doenças que deveriam tê-lo vitimado.

Deveria haver, ali, algum segredo – conjeturava muitas vezes. E certo de que esse segredo existia, disfarçadamente inspecionava a cada um dos atos de Fabiano.

Talvez tudo estivesse na água! Sim! É que a cada doente em estado grave, Fabiano ministrava uma porção de água. E até para aqueles portadores de ferimentos graves, ele aplicava gotas d’água na região enferma, provocando miraculosamente a reversão do quadro e obtendo cicatrizações espantosas.

Fortes queria dominar aquele conhecimento.

- Há dias te observo trabalhando na enfermaria, irmão Fabiano! – irrompe o médico, após Fabiano de Cristo haver distribuído porções d`água a diversos internados. – Por mais que queiras negar, colocas nessa água algum recurso medicamentoso que desconheço.

O interpelado sorriu candidamente.

- Nada faço, que qualquer um outro não possa fazer, doutor!

- Desculpe-me, porém não creio! Afinal, eu te trouxe dois doentes irrecuperáveis, segundo os meus recursos médicos e, três dias após, ei-los refeitos e a te ajudar! E vi que nada lhes deste além da água.

O médico insistia:

- Se guardas avaramente teu segredo, lembra-te de teu dever de humanidade! Muitas outras pessoas poderiam retornar à normalidade da saúde, se me revelasses o teu conhecimento misterioso.


Fabiano, visivelmente constrangido diante do doutor Fortes, foi direto ao incisivo:

- Doutor, apiedo-me e muito diante de cada um que sofre. Eles chegam aqui e nada sei de enfermagem! Como socorrê-los? E, querendo minorar as suas dores, apanho as canecas com água e faço as minhas orações, para cada doente em particular.

E, diante do médico admirado, complementou:

- Sabendo que a vida vem de Deus, rogo ao Pai de misericórdia que abençoe a água que Ele próprio criou e que nela dê o seu sopro de vida, como dá à vida inicial ao homem.

Houve uma pausa longa, quebrada pelo reticente médico:

- E...?

- E sabendo que o Pai atende a todas as súplicas desinteressadas, sei que a água se transforma em um santo remédio. O que Deus coloca nela, nunca perguntei! Só sei que, com muito amor e muita fé, vou ministrá-la aos doentes, em nome de Jesus Cristo!

- Se o senhor fizer isso, doutor – completou Fabiano – Deus por certo te atenderá, pois Ele me ouve a mim, que sou ignorante e pecador, e mais te ouvira pelas tuas virtudes.

Sabe-se que, algumas vezes, o doutor Fortes foi visto dando pequenas porções d`água a escravos enfermos!


Fonte http://www.caboclopery.com.br/o_segredo_das_curas.htm

One Comment

  • 22 de junho de 2009 às 17:04 | Permalink

    Amado Irmão,

    você precisa de ajuda?

    Eu aqui estou como sempre, mesmo que não precise da minha ajuda, mas neste ambiente de blog eu estou a mais tempo que você e posso lhe ajudar bastante, além é claro de colocar em Povo de Aruanda (blog e outros) o link de seu blog, posso dar cara de site ao seu blog, mudar toda extrutura, ser um dos seus colaboradores, enfim eu estou aqui para lhe auxiliar.

    Tenho muitos textos para ofertar a seu blog.

    Seu irmão, seu amigo...

    Cigano das Almas

    ou simplesmente

    Alex de Oxóssi

  • Leave a Reply