Compreender é necessário, Unir é preciso

Faz-se necesário o presente artigo dado às interpretações errôneas e comentários escusos sobre a Umbanda que fazem publicações esotéricas e agremiações espiritistas. Queremos dizer que a Umbanda não tem nada de secreta, atrasada ou pagã, como julgam seguidores de outras doutrinas, pois tudo que feito segue orientação de de entidades evoluídas e têm explicações lógicas e científicas nas obras de André Luís e Ramatís, aliás, levar aos que a desconhecem tais orientações.

Critiacam-nos alguns irmãos Kardecistas por usarmos o nome de Centro Espírita e trabalhar-mos com parâmetros, rituais e forças da natureza, em uma nítida tendência materialista; rebaixam-nos por sermos guiados por espíritos atrasados; denunciam-nos por práticas pagãs e consultas charlatanescas. Ocorre que tais manifestações dão-se por desconhecimento das atividades das verdadeiras casas umbandistas. Amamos nossos irmãos espiritas (assim chamados os seguidores de AlIan Kardec), lamentando que não possam ouvir palavras sábias de amor; conforto e esperança de pretos-velhos e de caboclos, e aceitamos com naturalidade a denominação de espiritualistas (pois julgam haver apenas semelhança nos fenômenos mediúnicos) e concordamos que não seguimos fielmente o que codificou o iluminado de Lyon, porque a Umbanda é essencialmente brasileira, na miscigenação do nosso país com a depuração do Catolicismo, as sabedorias do povo africano e indígena e a filosofia do espiritismo, traduzindo realmente o Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho, como apregoou Humberto de Campos, pois acima de qualquer outra interpretação semântica ou doutrinaria, Umbanda é a moral cristã.
Pois houve necessidade da Umbanda para que aquele segmento mais bruto e marginalizado do povo pudesse conhecer as coisas do astral, pois de um século que conheceu o materialismo, como compreenderia leis tão sábias que codificava o Espiritismo; seria necessário transformá-lo lentamente, por isso metodizou Kardec em seu "Livro dos Médiuns", cap.3: "primeiro que o torneis espírita, cuidai de torná-lo espiritualista". Podemos afirmar que talvez seja a Umbanda uma alavanca para a compreensão das esferas superiores, pois enquanto os homens encarnarem na Terra, lá ela estará, para mediá-lo entre o mundo físico e o espiritual, pois é basicamente é o Pronto-Socorro das aflições, desesperados e obsessões. Como diz o venerável espirito Ramatis "A Umbanda é o frasco e o espiritismo o perfume, e sem um deles o outro não progrediria.
A missão da Umbanda é análoga a do espiritismo pois também busca praticar a caridade, fazer o bem, lenir corações aflitos, consolar desesperados e reformar a moral Individual. Estenda a mão, olhe teu amigo e deixa o calor e a energia envolver teu coração e transbordar para o mundo. Cada um de nós é um pequeno luzeiro, se nos unirmos, um dia iluminaremos o mundo

http://www.geocities.com/ceuscj/quem_somos.htm

Leave a Reply