Você quer ser feliz as custas dos outros ?

Pense um pouco. O que os outros precisam fazer para que você se sinta bem? Se eles fizerem determinadas coisas você vai se sentir bem ou mal? Se a resposta foi sim… A dura verdade é que você quer ser feliz as custas dos outros. Está se servindo dos outros para ter prazer. É escravo do que os outros fazem ou deixam de fazer. É escravo do que acontece ou deixa de acontecer com os outros.

Você já tinha pensado nisso, ou seja, o quanto você depende dos outros para ser feliz? Aqui está um exemplo: a sua mãe está com uma doença. Enquanto ela não ficar boa você não vai ficar bem. Vai ficar contrariado, angustiado, sofrendo porque não queria que aquilo estivesse acontecendo. Se ela melhorar você fica bem. Se ela piorar ou até morrer você cai em depressão.

Note o quanto você é dependente dos outros para se sentir feliz. Perceber isso é fundamental para alcançar a felicidade incondicional, aquela que não depende que aconteça nada para que você seja feliz. Mas isso não é o mais importante. Depender dos outros para ser feliz pode parecer algo infantil, espiritualmente falando, mas há algo mais profundo aqui que precisa ser desvelado.

Talvez o mais importante seja reconhecer que você quer ser feliz as custas dos próprios atos. Sim, você depende de si mesmo para ser feliz. Se você fizer algo que acha bom, positivo, justo e certo, vai se sentir bem. Se fizer algo que acha ruim, negativo, injusto e errado, vai se sentir mal. Note que você não só depende dos outros para ser feliz, mas principalmente depende de si mesmo, do que faz ou deixa de fazer. Você é escravo dos outros e de si mesmo.

Então, reconheça isso, reconheça que você é dependente dos atos individuais e coletivos para ser feliz. Reconhecer isso é fundamental para criar um distanciamento diante de si mesmo e dos outros. E aí, com certeza, poderá encontrar a paz, a felicidade e a harmonia dentro de si mesmo. E depois disso, não importará mais o que estiver acontecendo externamente, seja com você ou com os outros, pois a sua felicidade interior será inabalável.


http://www.universalismo.org/

Leave a Reply