Escala dos espiritos na visão da Umbanda

Não dá para fazer uma tabela cartesiana , pois são duas visões diferentes sobre a Espiritualidade, duas vertentes que chegam ao mesmo ponto vindo de inícios de um lado x e o outro de um lado y. Como pesar o metro...
Mas tentarei responder da melhor forma possível...

Primeiro: Pretos Velhos, Caboclos, Crianças, Exus e Pomba Giras e mais as outras categorias agregadas como Boiadeiros, Marinheiros e afins não são espiritos em si mas sim CATEGORIAS, postos, para determinadas tarefas.

Por exemplo: existem os policiais, os bombeiros, os médicos, os fisioterapeutas... são CARGOS, FUNÇÕES. Atrás desses "cargos" existem espiritos que assumiram tal cargo ou vestimenta para determinado fim , uma especialidade.


Dentro desses "cargos", há espiritos iluminados, sim, e outros mais, e outros menos. Eles para nosso bem e aprendem nesse trabalho a crescerem mais como espíritos.
Para um espirito trabalhar em quaisquer cargos da Umbanda, há de ser ter um patamar de luminosidade, de entendimento, de querer fazer o bem.

Então não dá para eu dizer que o Preto Velho é um sábio ou se um Caboclo é uma outra categoria de espirito na TABELA ESPIRITA.


Sacou? Por isso não dá para fazer a classificação dos espiritos que trabalham na Umbanda com a referência espirita.


Por função, de uma maneira bem genérica e "simplista", poder-se-ia colocar mais ou menos os cargos ligados às especialidades:


Exu e Pomba Gira - guardiães, executores do Karma, com um entendimento mais próximo das coisas materias . Sua vestimenta de malandro, mulher da vida são apenas expressões tiradas de nosso inconsciente coletivo para podermos , de alguma forma, captar sua função. são arquétipos.

Caboclos - curadores, geralmetne falam pouco; são guerreiros tb. Mostram uma grande força. Expressam-se na figura do índio , do caboclo justamente por essa figura representar o arquétipo da simplicidade, coragem e força.


Crianças
representam a Pureza - isso não quer dizer infantilidade ou ingenuidade e sim a Pureza no mais alto grau, - o CORAÇÃO PURO. é um arquétipo universal. Geralmente os espíritos que trabalham com essa vestimenta mexem muito no emocional nosso e tb , por sua PUREZA, não há maldade que não possam desfazer (trabalhos astrais)

Preto Velho - SABEDORIA - arquétipo. Geralmente são os chamados "psicólogos" ancestrais - sua sabedoria, compaixão são enormes e tb são grandes magistas.


Boiadeiros, Marinheiros, Ciganos e outras linhas pertencem a grupos que ,
originalmente, não compunham a Umbanda - isso não quer dizer que antes tenham sido "maus". Apenas são outras categorias que se agregaram ao trabalho sob a bandeira da Umbanda.


Os espíritos zombadeiros, impuros, e outras categorias de menor vibração NÃO PERTECEM À UMBANDA. São obsessores ou serviçais de outros espiritos malignos para fazer o mal ou à determinada pessoa ou ao trabalho do bem.



Por vezes, em médiuns vaidosos e em outras pessoas, "Incorporam" sob o nome de Pretos Velhos, Caboclos, Crianças e, principalmente, sob o nome dos Exus e isso causa uma confusão ENORME para quem não conhece um pouco da Umbanda.


By. Da minha irmã de fé BiBi

One Comment

  • 10 de maio de 2010 às 20:59 | Permalink

    http://verdadeumbandista.blogspot.com/

  • Leave a Reply