As Leis Universais

Com o pedido de aval aos donos da Comunidade ,estou abrindo um tópico de nome idêntico à um outro já aberto .
Como não sou afeito à discussões estéreis criadas em tópicos desafios, abro este com essência didática e elucidativa.
Desconhece-las e/ou negar sua existência em nada altera suas ações e reações igualmente à um ateu que desconhece e nega à Deus.

No universo visível e invisível nada teria sentido se não houvessem leis regendo a harmonia claramente presente. Religiões orientais como o Hinduísmo já eram conscientes dela e foram tais Leis apresentadas pela Espiritualidade Superior para que o espírito encarnado venha a entender melhor o funcionamento da relação Criador-criação-criaturas, pois são estas Leis que influem diretamente no sistema evolutivo.

Estas leis ,que se subdividem-se em inúmeras outras complementares, são conhecidas como as Sete Leis Cósmicas ou Universais que assim são:

1º) Lei do Equilíbrio = Resultante de duas forças opostas. Sendo absolutamente iguais, tais forças ficam em equilíbrio resultando na imobilidade. O movimento é o resultado da preponderância alternada entre uma e outra força. E , como a vida do ser está baseada no movimento , este ser é impulsionado ora por uma força ora por outra , onde os contrários agem sobre os contrários por correspondência e por conexão analógica. Na natureza o movimento produz as aparências da morte e da vida numa contínua geração. Através da ciência pode-se observar a manifestação pela eletricidade e magnetismo onde revelam afinidades e antipatias de certos elementos e substâncias largamente estudados pela física e química. O Criador é pois o equilíbrio perfeito pois Ele está acima de ambas .Importante é entender que tais forças nada tem a ver com negativo =mal e positivo = bem , pois estas forças não estão relacionadas com o maniqueísmo filosófico de bem e mal, bom ou ruim.

2º) Lei do Livre Arbítrio = Rege o direito que todo ser inteligente possui de escolher o seu próprio caminho. Por determinação do Criador todos os espíritos no Plano Espiritual e material possuem o direito de liberdade sobre sua razão.

3º) Lei da Ação( Causa) e Reação( Efeito) = Toda causa produz efeito e todo efeito produz ação; A causa é a origem , o efeito é a consequência e a ação é a manifestação da lei. A ciência natural é a manifestação das consequências dos efeitos que tiveram origem numa determinada causa.

4º) Lei do Retorno = Baseada no princípio de equilíbrio ,fazendo com que toda força emitida contra um determinado ponto retorne ao ponto de origem para que seja retomado o equilíbrio original. Toda ação provoca uma reação e a ação emitida vai provocar uma corrente de influência contrária , mas análoga, que retorna ao ponto de origem ,
subjugando-o da mesma forma como aconteceu com o ponto afetado pela força inicial.

5º) Lei do Karma = Baseada na Lei do Equilíbrio e do Retorno ao mesmo tempo e constitui o princípio as evolução. Se a força espiritual penetrou no mundo da forma , envolvendo-se em seus efeitos, para poder voltar ao seu local de origem terá que livrar-se inteiramente dos efeitos da materialidade. Por isso quanto maior a profundidade de sua penetração maior será seu karma ,ou seja maior será a sua dificuldade para retornar ao ponto original. O karma assim torna-se na ficha astral de cada ser ,onde são registrados todos os deveres a serem cumpridos por cada espírito encarnado , em função do uso do seu direito de arbítrio de cada encarnação

6º) Lei das Afinidades = Rege a aproximação e combinação das forças. Forças iguais se combinam por serem da mesma natureza vibratória. Contudo a combinação de forças afins com forças do plano material dão origem aos mais variados modelos de forças predeterminadas (karma), que são regidas por esta mesma lei.

7º) Lei do Verbo = A palavra verbo com seus vários significados esotéricos é a força manifestada do pensamento; É um efeito de uma causa chamada luz que também com vários significados esotéricos é a energia do espírito. Verbo sendo a palavra que designa ação , estado, qualidade ou existência resume-se em ação e movimento designando a existência como um todo. O verbo representa o conjunto de leis que regulam a vida e ,por isso, representa a sabedoria eterna que repousa no Verbo ( o Criador)

As Sete Leis Cósmicas ou Universais agem tanto no plano Espiritual como material , ou seja influem tanto no espírito como na matéria , assim sendo são leis organizadoras do trajeto evolutivo do seres ; Contudo
existem as 11 Leis Morais que regem diretamente o espírito dando dinamismo na caminhada evolucional ,fazendo desaparecer com elas o fatalismo que as 7 Leis Cósmicas ou Universais desencadearia . Através das 11 Leis
Morais podemos constatar a Misericórdia associada a Justiça Divina em auxílio ao progresso da Humanidade encarnada e desencarnada bem como dos seres ainda detentores de Princípios Vitais

AS 11 LEIS MORAIS

1) Lei Natural = Ou Lei Divina ,rege a todo universo criando o princípio da eternidade e da imutabilidade de todas as outras leis. Ela está em todas as outras e é ao mesmo tempo única promovendo para a criatura o sentido do Criador. Estando escrita no livro da Natureza , está em toda parte e cabe a criatura através da evolução absorver e compreende-la..

) Lei da Adoração = No sentido mais profundo a palavra adoração consiste em elevar o pensamento a Deus sem necessidade absoluta de culto exterior .Seja através da prece conduzida pelo coração ou a prece mecânica desde que ambas no sentido de pensar em Deus ,estar próximo Dele e agradecer a Ele. Ao pedir nunca se dirige a criatura mas ao Criador. Pedimos a Deus para que permita que determinado espírito nos auxilie pois só Ele tem o poder de determinar o movimento no universo.

3) Lei do Trabalho = Trabalhar é progredir, desenvolver , é criar meios para desenvolver a caridade. No plano material ao mesmo tempo que assume a conotação de expiação e prova é também um meio de aperfeiçoar a nossa inteligência. No plano Espiritual ao mesmo tempo que assume a conotação de mola propulsora evolucional e caritativa é também um meio de aumentar o inter-relacionamento dos espíritos encarnados ou não ,surgindo o estreitamento amoroso das criaturas numa progressão geométrica que tende a interligar todos os seres do universo.

4) Lei do Progresso = Confere a toda criatura o direito divino à evolução plena .Quando a criatura se dá a inércia outras leis vem em socorro a esta e colocam novamente a criatura em movimento sem que denote ser uma interferência no nosso livre arbítrio ,o progresso é alem de um direito divino um dever para conosco. Também esta lei é uma fonte de caridade pois a partir do momento que uns progridem mais rápidos que outros ,dá a oportunidade dos primeiros auxiliarem os segundos.

5) Lei da Igualdade = Faz de todas as criaturas iguais aos olhos do Criador não havendo preferidos ou preteridos. Na luz de um Templo como nas sombras de uma penitenciária todos são igualmente filhos de um mesmo Pai que os ama com a mesma intensidade. Todos são submetidos as mesmas leis naturais e o mais variado leque de oportunidades para a evolução é aplicado sob extremada justiça e misericórdia de forma que criatura alguma é beneficiada em detrimento de outra ou de forma diferenciada.

6) Lei da Mutabilidade = Sendo o Criador perfeito e imutável, Ele nos conferiu esta lei com a qual nos torna aptos para a evolução , pois sem ela uma vez tendendo ao erro jamais poderíamos alterar nossa posição e reassumir o caminho certo. Esta lei rege a toda instabilidade existente no universo, interagindo também com a matéria
desvanecendo o sentido de destruição substituindo-a pela transformação .Como constatou Lavoisier: " Na natureza nada se perde tudo se transforma"

7) Lei do Interrelacionamento = .É através dela que o espírito vai conhecendo o sentido da universalidade e dos elos que ligam as criaturas umas as outras e todas ao Criador que num instante de Amor somado a Caridade nos criou. A criatura assim vai adquirindo o sentido o sentido psíquico da sociabilidade e passa a trocar experiências evolucionais adquiridas umas com as outras reconhecendo cada vez mais a suprema necessidade de exteriorizar e absorver numa
espiral ascencional.

8) Lei das Virtudes = Condições psico-sociais presentes em atos, palavras e/ou pensamentos nas criaturas que representam uma mínima centelha do Criador que é as Virtudes por si só. Embora individuais são interligadas e somente desenvolvendo-as coletivamente chega-se a Pureza que é a Virtude suprema que diferentemente das outras não se pode desenvolve-la separadamente pois só surge quando todas as outras atingiram seu grau máximo e a não observância delas representa um ato desordenado, ou seja, que contraria uma ordem, uma regra, uma lei Divina. Não existem seus opostos porém suas ausências possuem uma denominação , por exemplo: Bondade- Maldade, Humildade - Vaidade , Gratidão- Ingratidão , Perseverança - Desistência , Confiança- Desconfiança , Transcendência - Estagnação , Temperança - Desequilíbrio ,Disciplina -Desorganização ,Fidelidade - Traição , Alegria - Tristeza , Coragem - Medo ,Compaixão - Indiferença ,Generosidade - Avareza ,Responsabilidade - Irresponsabilidade , Discernimento - Insensatez , Coerência- Incoerência ,Espontaneidade - Falsidade ,Renúncia - Prepotência ,Prudência - Sinceridade - Hipocrisia , Liberalidade _ Ambição ,Paciência - Precipitação ,Mansidão - Raiva ,Misericórdia - Vingança ,Perdão - Rancor ,Esperança - Desespero , Respeito -
Preconceito , Inteligência - Imbecilidade ,Conhecimento - Ignorância , Enaltecimento - Detração ,Solidariedade -
Mesquinhez ,Simplicidade - Arrogância ,Doçura - Violência , etc, etc, etc

9)Lei da Caridade = A caridade sob o ângulo de visão terreno é tida como uma virtude, porém observada da totalidade do Universo é uma lei que impulsiona a criatura na direção da lei das Virtudes e vice-versa .Aqui ela representa o segundo degrau da lei do Interrelacionamento onde a criatura atinge a compreensão da sua magnitude pois para isso já está em plena utilização da lei das Virtudes independente se está a observando de forma máxima ou mínima porque a lei da Caridade se desenvolve à medida de sua compreensão que a criatura só obtém com o desenvolvimento das Virtudes.

10)Lei do Amor = É a lei que tem a particularidade de ativar as demais leis. Todas as criaturas indistintamente tomam contato com esta lei no momento de sua criação e é a Luz Divina implantada em cada ser que iluminará o caminho de sua evolução. Sempre a criatura será dependente desta Luz que quando a sua estiver encoberta pelas trevas da ignorância que encobre a visão de seu interior e estiver abeirando a inércia evolutiva verá esta Luz irradiada pelo seu próximo e tal como a mariposa será atraída irresistivelmente para perto desta luminosidade. É a ativação da lei do Interrelacionamento juntamente com as leis da Mutabilidade e do Progresso pela Lei do Amor.

11) Lei da Fé = Diferentemente do seu significado terreno de simplesmente crer, sob a ótica Universal é a lei que nos convida a compreender o Criador através de sua criação e de suas leis físicas, morais e espirituais sem o vazio da ignorância mas com a absorção de conhecimentos presentes desde o mais diminuto quark até os imensuráveis quadrantes do espaço sideral; Nas mais belas palavras de um Guia até nos incompreensíveis ataques dos detratores; No quase imperceptível "saravá zi fio" de um Preto Velho até nas mais ruidosas tempestades; No brado altivo da chegada em Caboclo até nas silenciosas explosões solares. A Fé está na esperança dos porões se
transformarem em Templo, na crença racional desta possibilidade e no trabalho de direcionar palavras que poderão levar a luz que lá ainda não habita; É o relevar ao deslize de um médium despreparado onde a maldade ,o orgulho ou a inveja falou mais alto e não usa-lo como motivo de assunto entre amigos mas alvo de nossas orações íntimas para que ele se ilumine e sobretudo um alerta a nossa consciência que um dia também poderemos cometer o mesmo deslize. Muitos podem amar sem ter Fé mas é um Amor comparado a uma árvore sem raízes o que a torna fraca perante a um pequeno vento; Muitos podem ter Fé sem amar mas é uma Fé comparada a uma árvore petrificada, forte e duradoura mas morta, cuja imagem representa a inutilidade pela ausência de vida.O conhecimento está para a Fé como o fermento está para o pão, como o adubo está para planta e entender isto é se integrar ao Universo.

Com esta lei podemos mergulhar profundamente na lei de Adoração, utilizar em sua plenitude a lei do Trabalho,andar a passos largos pela lei do Progresso,compreender satisfatoriamente nossos irmãos pela lei da Igualdade,usar de forma racional e benéfica a lei da Mutabilidade, sentir em sua totalidade a lei do Interrelacionamento, expandirmos harmônicos e homogêneos tal qual os raios do sol dentro da lei das Virtudes ,absorver a essência da lei da Caridade e coloca-la em execução dentro da lei do Amor.Tudo isso cientes que não estamos fazendo nada de extraordinário, pois apenas estamos nos movendo dentro da lei Natural.

Anjo Ariano

Leave a Reply