Causa e Efeito ou Acao e Reacao?

Na lei de "causa e efeito" existe "uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força" da causa?

Por exemplo, se um homem estupra uma mulher ele vai ter que voltar como mulher e ser estuprado? Se um médico pratica 1000 abortos ele tera de ser abortado 1000 vezes? Se um assassino mata 10 pessoas ele tera de ser assassinado 10 vezes?

Note que nos três exemplos se faz uso do conceito da mecanica "uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força" da causa.

Analisando os 3 exemplo sob a otica da "causa e efeito" (e nao acao e reacao)

A) se um homem estupra uma mulher ele vai ter que voltar como mulher e ser estuprado?

Nao. Isso implicaria na necessidade de alguem cometendo um erro para punir um agressor anterior. Nessa concepcao o mal seria um agente da vontade de D'us e atuaria como um "moto-perpetuo". O estuprador de ontem, teria melhor proveito numa futura encarnacao atuando na prevencao desse tipo de situacao.

B) Se um médico pratica 1000 abortos ele tera de ser abortado 1000 vezes?

E as mães nos 1000 abortos estariam sofrendo por uma causa justa? Ou os medicos que realizassem esses outros 1000 abortos nao iriam igualmente ter de passar pela mesma coisa? Nao seria muito mais proveitoso ele retornar em uma encarnacao na qual por exemplo ele assumiria a responsabilidade por um orfanato, justamente no qual poderiam se reunir boa parte daqueles 1000 abortados visando um convivio do qual o resgate coletivo pudesse ocorrer?

C) Se um assassino mata 10 pessoas ele tera de ser assassinado 10 vezes?
Idem aos dois casos anteriores. Onde o melhor proveito? Fazer com que alguem contraia problemas assassinando um ex assassino so para faze-lo pagar? Ou havendo oportunidades para reparo com os envolvidos sem a necessidade da violencia.


A Doutrina Espirita nos apresenta "Causa e Efeito", o qual difere grandemente de "Acao e Reacao".

Um dos efeitos nefastos de se adotar o "acao e reacao" é a racionalizacao que fazem dos problemas (com os outros). Fulana foi estuprada; com certeza merecia pois em outra vida deve ter estuprado. E esse pensamento se mantem, ate que ocorra com alguem da familia. Ou sera que exista quem parabenize por exemplo uma vitima de estupro com algo no tipo "Parabens, voce acabou de resgatar uma divida do passado".

Caros, a vida nao é um livro contábil.

Causalidade, uma conceituacao filosófica


"Até final desta lição, quero concentrar-me no segundo destes conceitos chave. O que significa dizer que um acontecimento "causa" outro? Compreender a causalidade tem sido um problema filosófico muito profundo pelo menos desde o trabalho de David Hume no século XVIII. Não tentarei ir até ao fundo deste agregado de problemas. Mas tentarei clarificar o que é a causalidade — o suficiente para que possamos compreender melhor o problema da relação entre liberdade e causalidade.

O que significa dizer que riscar um fósforo causou que este se acendesse? Não significa que riscá-lo, por si só, é suficiente para o acender. Afinal, além de ser riscado, o fósforo tinha de estar seco, sendo ainda necessário que houvesse oxigénio no ar. Portanto, o primeiro facto a reter sobre causalidade é o seguinte: uma causa não tem de ser uma condição suficiente para o seu efeito.

O segundo facto sobre causalidade é que existem geralmente muitas maneiras de obter que um efeito particular ocorra. Riscar o fósforo fê-lo acender, mas isso não significa ser esta a única forma de o incendiar. Usando uma lente para fazer incidir a luz solar sobre a cabeça do fósforo teria obtido o mesmo resultado. E colocar o fósforo sobre uma frigideira fervente também. Portanto, o segundo facto é: por vezes as causas não são condições necessários para os seus efeitos.

Gostaria agora de assinalar a diferença entre uma causa de um acontecimento e o que podemos chamar a causa completa desse acontecimento. Riscar o fósforo é uma causa de o fósforo acender. É, no entanto, apenas uma parte do conjunto total de factos relevantes acerca do fósforo num dado momento. Nesse preciso momento o fósforo é riscado de uma certa maneira, há oxigénio presente, o fósforo está seco, e assim por diante. Dada toda esta informação, o que se pode concluir acerca do que irá acontecer em seguida?"

http://criticanarede.com/eti_livrearbitrio.html

Leave a Reply