Incenso

Cabe aqui destacar a generalização que é feita em cima o nome incenso.

1) O incenso(ou olíbano) é uma resina produzida da espécie vegetal da família das burserácias(Boswellia Carteri), própria da Arábia e da África. Esta resina é obtida através de incisão feita na árvore onde aguarda escorrer e secar;Após é recolhida e queimada.
2) Vulgarmente chamado de incenso são as varetas confeccionadas com os mais variados materiais e comercializadas com a suposta intenção de obter vários resultados (limpar o ambiente,chamar dinheiro, sono tranqüilo,amor,felicidade,afastar inimigos,afrodisíaco etc)

Babilônios , egípcios, hebreus e hindús faziam uso do incenso como oferenda, sendo que para os hindus( considerados os primeiros a fazer uso do incenso há mais de 6.000 anos atrás) a fumaça era um meio de levar suas preces a seus Devas e um meio facilitador para a meditação.
Expulsar demônios ou gênios ruins era a motivação de seu uso pelos povos greco-romanos.Já para os chineses a queima do incenso era associada à lembrança de seus antepassados.
Os cristãos não utilizaram o incenso na liturgia desde o início porque queriam se distinguir, o mais claramente possível, do paganismo.

Mais ocidentalizada, a Igreja Católica passou a fazer uso do incenso à partir do século IV (se não estiver enganado) porém a utilização em missas foi à partir do século IX. Na Bíblia existem inúmeras passagens onde o incenso é citado onde estaria a justificativa pelos adeptos tanto do Judaísmo como do Cristianismo que adotam a Bíblia completa ou não(apenas o Novo Testamento) como fonte espiritual de ensinamentos.Segue abaixo algumas das 152 citações contida tanto no Velho Testamento como no Novo Testamento:
- Gênesis 37:25 Depois sentaram-se para comer; e, levantando os olhos, viram uma caravana de ismaelitas que vinha de Gileade; nos seus camelos traziam tragacanto, bálsamo e mirra, que iam levar ao Egito.
- Ex 30:1-10 "= E farás um altar para queimar o incenso;
- Ex 30:34-38 "= Disse mais o SENHOR a Moisés: Toma especiarias aromáticas, estoraque, e onicha, e gálbano; estas especiarias aromáticas e o incenso puro, em igual proporção; E disto farás incenso, um perfume segundo a arte do perfumista, temperado, puro e santo.
- Salmo 141=Suba até vós minha oração, como o perfume do incenso
- Mateus 2:11 = Ao entrarem na casa(os 3 Reis Magos), viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.
- Ap 8:3-4 " E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus."

A mirra também é uma resina aromática semelhante ao incenso.Obtida da planta Commiphora molmol (que também é da família das burserácias )de origem africana foram identificados os sesquiterpenos 1,3-dieno furoeudesmano, curzareno e furodieno, sendo o primeiro o mais abundante (7). O 1,3-dieno furoeudesmano e o curzareno apresentaram atividade analgésica que é bloqueada pelo naloxona. Isto pode explicar porque a mirra era usada antigamente como analgésico. O óleo de mirra, através da destilação a vapor, é extraído da resina muito usado na aromoterapia como um tonificante energizante.

. A mirra é uma das mais antigas resinas e é conhecida como fixadora de perfume. Possui um aroma típico Balsâmico cuja fumaça é largamente usada no Japão, Tibet e Índia , por monges para atingir um estado meditativo . Os principais constituintes da mirra são o dipenteno, eugenol, limoneno e pineno. O óleo de mirra possui propriedades anti-sépticas, repelente, antiinflamatória, emoliente, desodorante, adstringente, desinfetante, diurético e antivirotico. Protege contra rachaduras provocadas pelo frio, ajuda a eliminar o excesso de muco nos pulmões. Usada também na bronquite diarréia, resfriados, dores de garganta, tosse, gengivites, úlceras bucais entre outras enfermidades. Não pode ser usado indiscriminadamente, tem contra-indicações, especialistas alertam que o óleo de mirra deve ser usado com moderação durante a gravidez, preferencialmente deve evitado, devido ao risco de hemorragias e aborto.

A mirra tinha por símbolo a conquista das artes e das técnicas, os artefatos, artesanatos, produtos da criatividade humana. O incenso simbolizava o etéreo e transcendental, os sentimentos, as emoções, a sublimação, a convergência do humano com o divino.

Atualizando a simbologia, a mirra simboliza a tecnologia, filha da Ciência e o incenso simboliza o imaterial, a razão e o discernimento, a verdadeira essência do ser humano.
Lembremos que os aromas atuam diretamente na região do cérebro (o sistema límbico) responsável pelas emoções, instintos, memória, e pelo controle das atividades motoras.

Era prática entre as civilizações mais antigas de espalhar esta resina juntamente com ervas aromáticas sobre brasas para purificar o ar e também com o intuito de afastar o perigo de infecções.
Hipócrates, o pai da medicina, utilizava na curar da asma e para diminuir as dores das parturientes.

Cientificamente comprovado a queima do do incenso desprende tetraidrolinalol (THI) e tetraidrocanabinol (THL),, substâncias conhecidas por suas propriedades positivas na assépsia, por ser inebriante e anestésica( capaz por exemplo, de atenuar cefaléias e de dente) e estimula a produção de serotonina. A fumaça do incenso também exala o fenol que atua no córtex cerebral e sobre o sistema neurovegetativo de forma positiva desde que utiliza em níveis adequados. À partir disto foi observado que aumentam o nível de serotonina atenuando os impulsos nervosos e baixa a freqüência das ondas cerebrais,sem qualquer prejuízo à saude, criando um estado psicofísico que facilita a capacidade de concentração. Foi constatado também que nenhuma das substâncias exaladas causam qualquer tipo de dependência física ou psicológica .

Como Umbandista é bom deixarmos bem claro e explícito que existe uma enorme diferença no uso destas varetas com odores de arruda, guiné,alecrim, benjoim, alfazema, etc com as defumações feitas nos Templos Umbandistas. Na Umbanda não faz uso destas varetas em seus rituais pois a indicação da Espiritualidade Superior é no uso das ervas puras em conjunto com o incenso verdadeiro devidamente manipulados e preparados e principalmente o objetivo desta prática está muito distante das supostas intenções impressas nas caixinhas destas varetas.

Anjo Ariano
Luz e Paz

Leave a Reply