Fascinação

239. A fascinação tem conseqüências muito mais graves. E uma ilusão produzida pela ação direta do Espírito sobre o pensamento do médium e que, de certa maneira, lhe paralisa o raciocínio, relativamente às comunicações. O médium fascinado não acredita que o estejam enganando: o Espírito tem a arte de lhe inspirar confiança cega, que o impede de ver o embuste e de compreender o absurdo do que escreve valido aqui para outros tipos de comunicação, ainda quando esse absurdo salte aos olhos de toda gente. A ilusão pode mesmo ir até ao ponto de o fazer achar sublime a linguagem mais ridícula. Fora erro acreditar que a este gênero de obsessão só estão sujeitas as pessoas simples, ignorantes e baldas de senso. 

Dela não se acham isentos nem os homens de mais espírito, os mais instruídos e os mais inteligentes sob outros aspectos, o que prova que tal aberração é efeito de uma causa estranha, cuja influência eles sofrem.

Já dissemos que muito mais graves são as conseqüências da fascinação. Efetivamente, graças à ilusão que dela decorre, o Espírito conduz o indivíduo de quem ele chegou a apoderar-se, como faria com um cego, e pode levá-lo a aceitar as doutrinas mais estranhas, as teorias mais falsas, como se fossem a única expressão da verdade. Ainda mais, pode levá-lo a situações ridículas, comprometedoras e até perigosas.

Compreende-se facilmente toda a diferença que existe entre a obsessão simples e a fascinação; compreende-se também que os Espíritos que produzem esses dois efeitos devem diferir de caráter.

Na primeira, o Espírito que se agarra à pessoa não passa de um importuno pela sua tenacidade e de quem aquela se impacienta por desembaraçar-se.

Na segunda, a coisa é muito diversa. Para chegar a tais fins, preciso é que o Espírito seja destro, ardiloso e profundamente hipócrita, porquanto não pode operar a mudança e fazer-se acolhido, senão por meio da máscara que toma e de um falso aspecto de virtude.Os grandes termos - caridade, humildade, amor de Deus - lhe servem como que de carta de crédito, porém, através de tudo isso, deixa passar sinais de inferioridade, que só o fascinado é incapaz de perceber. Por isso mesmo, o que o fascinador mais teme são as pessoas que vêem claro. 

Daí o consistir a sua tática, quase sempre, em inspirar ao seu intérprete o afastamento de quem quer que lhe possa abrir os olhos. Por esse meio, evitando toda contradição, fica certo de ter razão sempre.

243. Reconhece-se a obsessão pelas seguintes características: 

1ª Persistência de um Espírito em se comunicar, bom ou mau grado, pela escrita, pela audição, pela tiptologia, etc., opondo-se a que outros Espíritos o façam; 

2ª Ilusão que, não obstante a inteligência do médium, o impede de reconhecer a falsidade e o ridículo das comunicações que recebe; 

3ª Crença na infalibilidade e na identidade absoluta dos Espíritos que se comunicam e que, sob nomes respeitáveis e venerados, dizem coisas falsas ou absurdas; 

4ª Confiança do médium nos elogios que lhe dispensam os Espíritos que por ele se comunicam; 

5ª Disposição para se afastar das pessoas que podem emitir opiniões aproveitáveis; 

6ª Tomar a mal a crítica das comunicações que recebe; 

7ª Necessidade incessante e inoportuna de escrever;aqui válido tb para outrasformas de comunicação 

8ª Constrangimento físico qualquer, dominando-lhe a vontade e forçando-o a agir ou falar a seu mau grado; 

9ª Rumores e desordens persistentes ao redor do médium, sendo ele de tudo a causa, ou o objeto. 


“ Não acrediteis em todos os Espíritos ,mas provai se os Espíritos são de Deus .” João-Epístola I-Cap IV

“ Vigiai e orai, para não cairdes em tentação” Mateus-26,41





Os métodos para aferir se é obsessão simples, fascinação ou mesmo subjugação foram passados pela Espiritualidade Superior à mais de 150 anos atrás e ainda é extremamente atual e irretocável (o que é mais uma prova que realmente vieram das mãos de Espíritos de Esferas Elevadas).

Não foram passadas para que viéssemos à público e execrássemos qualquer médium até porque o motivo que os levam à estarem fascinados é muito mais por ignorância e falta de comprometimento com a sua própria espiritualidade do que por falhas de caráter. Na realidade a ignorância é a mãe dos defeitos morais. 
Tais médiuns estão doentes e não sabem disto tal qual por exemplo pessoas que sofrem de depressão. Quem está em volta percebe muito antes da própria pessoa ter consciência do problema. Necessitam de auxilio espiritual,moral e educacional.

A parte da Doutrina Espírita deixarei aos Espíritas ,desta forma focarei exclusivamente na Umbanda.


e tal médium estivesse freqüentando um Templo Umbandista sério e honesto , as chances dele se tornar um fascinado seriam mínimas visto que pelo comprometimento do Templo com as Leis Universais e Morais, com as Leis do Sagrado (que nada mais são do que a extensão destas Leis em solo religioso que regem o contato encarnado-desencarnado), com o respeito à direção exclusivamente Espiritual ,com o incentivo e a disposição dos médiuns ao estudo de teor elevado tanto de cunho moral como científico e filosófico e mais uma série de fatores que caracterizam esta seriedade e honestidade , tal Templo apresenta características essenciais:Baixa incidência de animismo , inexistência de mistificações, segurança espiritual máxima , médiuns minimamente instruídos , cambonos suficientemente atentos e preparados e regras de conduta passadas pelo Mentor Espiritual do Templo as quais definem à curto,médio e longo prazo quem permanece ( Como disse o Caboclo Mirim: “ Umbanda é coisa séria para gente séria” ) Não!Não faço parte do Primado

Se tal médium estiver freqüentando locais que se auto intitulam Umbanda porém distantes de ainda terem a seriedade e a honestidade necessária para se tornarem um Templo Umbandista de fato ,as chances dele se tornar um fascinado são consideráveis.
Imagine um local descomprometido com as Leis Universais e Morais, desconhecedor das Leis do Sagrado , onde auto intitulados PDS,MDS, Zeladores ,etc que mandam mais que o próprio (ou suposto) Mentor Espiritual do local , onde em nada incentivam o estudo e quando o fazem indicam determinados livros de gosto duvidoso e qualidade intelecto-moral discutíveis , onde a palavra de ordem é “ desenvolver o adepto rapidamente” sem se importar que ele não saiba distinguir um Preto Velho de uma Pombagira ,etc.

Tal local apresentará características naturais: Alta incidência de animismo, presença de mistificações , auto incorporações ,médiuns com elevada deficiência de conhecimentos básicos e necessários, cambonos “garçons” e quando existir alguma regra de conduta ,esta não visa o desenvolvimento evolutivo dos adeptos .

Em Templos Umbandistas sérios e honestos os adeptos são incentivados à aprender, a se melhorar e a se vigiar. É a ação preventiva para que o adepto não venha a contaminar o trabalho voltado para a caridade (coletividade) e que o mesmo não seja joguete nem de Espíritos Inferiores porém inteligentes nem de encarnados mal intencionados ou mesmo ignorantes(crescimento individual).
Em locais ainda carentes de seriedade e honestidade o incentivo é o “incorporar”; Quanto mais melhor (bendito elevador de Guias) e pouco importa se tal “Guia” se apresente com nomes estapafúrdios , de falanges bizarras ; Que diga ser da Linha de Ogum, pedir guia de contas amarelas ,riscar um desenho intitulando como ponto riscado com uma pemba verde colocando velas azuis ; Tudo em nome do “ nada sabemos sobre a Espiritualidade” e “quem pode dizer que sabe tudo para dizer que isto não existe”( a bendita permissividade travestida de “mironga de Umbanda”).

Interessante mesmo é que,como disse acima, as chances de um médium se tornar fascinado em locais assim é considerável mas a maior incidência de fascinações se situa entre os detentores de cargo hierárquico (PDS,MDS,Zeladores) que “dividem” o comando do local com o (suposto) Mentor Espiritual. Como também disse acima não é porque um Espírito é atrasado moralmente que ele também o é intelectualmente; Obvio que os Espíritos fascinadores vão escolher locais onde há falhas na segurança e médiuns vaidosos e com mania de grandeza (ou problemas de baixa estima) afim de exercerem sua nociva influência .


Tais médiuns logo recebem a “ordem” de abrirem suas próprias casas pois são informados que seus Guias são “chefes de terreiros” (ahhh como é bom isso. Guia chefe=Médium dos médiuns ) e aí teremos um terreno fértil para as inovações: Novos rituais, novas falanges , novas práticas , algumas boas doses de misturas com Candomblé ,Quimbanda e depois do advento da Googlebanda , Orkutibanda e Blogsbanda mais doses de misturas de Catimbó ,ufologia,Santo Daime, Saint German e os mestres ascencionados e sabe lá mais Deus o que (estranho que antes da internet as misturas eram só de Candomblé e Quimbanda mesmo . Éramos felizes e não sabíamos).

É uma critica direta á alguém? Não .É uma analise de um fato de forma clara e distante do politicamente correto que alisa egos ,dá asas ao absurdo e colabora para desconstruir a imagem da Umbanda .





Para detectar e evitar a fascinação , o servir de marionetes nas mãos de Espíritos inescrupulosos, para evitar de arrumar uma dívida extra e pesada quando sairmos do comodismo da ilusão de encarnados e encararmos a realidade nua e crua na Espiritualidade , a vacina é uma só : Estudar .
Não em livrinhos chinfrins que vendem ilusões; Para isto existem livros de ficção de qualidade muito superior para pelo menos valer o tempo à ele dedicado. 
Estudar em livros cujo conteúdo seja realmente aproveitável tanto intelectual como moralmente para nossa evolução. Que possuem lógica e coerência , que não ofendam nossa inteligência com teorias insensatas e infantis (a não ser que sejamos insensatos e infantis ou pouco inteligentes) .


Se iniciarmos em Swedenborg lá nos idos de 1744 ,passarmos por Kant , Davis até chegar em Kardec em 1856 e seguirmos por Leon Denis, Crookies, Moses , Conan Doyle, Flamarion, Myers, Lombroso, Delanne, Geley e mais dezenas de outros que me fogem à memória , associando às obras vindas por Yvone Pereira e Chico Xavier teremos 267 anos de pesquisas e estudos comparativos ,teses e teorias sobre o Espiritualidade , os Espíritos ,mediunidade e as Leis que regem as relações plano espiritual e plano material.(Olha quanta dica para bons livros)
São centenas e centenas de literatura de altíssimo nível e elevado índice de informações confiáveis e úteis. Quem se dispor à estudar mesmo, não antes de 20 anos para ter uma noção razoavelmente boa acerca da Espiritualidade.

Quem se dispor à estudar ao menos o Pentateuco Kardequiano e as obras de André Luis já não fará os Guias perderem tempo respondendo dúvidas infantis e com absoluta certeza elevará o nível das perguntas como também auxiliará muito os novos adeptos repletos de dúvidas em sua maioria infantil também. Isto é caridade pura , amar o próximo e instruí-lo à medida da nossa possibilidade e capacidade.Curar a alma da doença da ignorância . Este é o maior trabalho executado pelo Espíritos que trabalham nos Templos Umbandistas sérios e honestos, o instruir; Cada qual dentro de suas capacidades morais,intelectuais e evolutivas....Uns pela palavra iluminada ,outros pelo exemplo mas todos com muito amor indicam sempre o melhor caminho: Se instruir e melhorar a nossa escala moral, assim estaremos vigiando e orando. Assim nosso templo interior se mantém adequado à receber ilustres visitantes e não arruaceiros que se dispõem à bagunçar a casa alheia que não respeitam pois nem o dono dela à valoriza como deveria.

Depois desta volta enorme que dei ,volto à sua pergunta: “Como definir quem está fascinado ou não?”.

Sinceramente??? Se eu conseguir definir se eu estou fascinado ou não já estou para lá de satisfeito porque me cuidando ,me vigiando, não estarei prejudicando à ninguém através da mediunidade , não estarei prejudicando o trabalho dos Espíritos que fazem uso da minha mediunidade e não estarei arrumando mais encrenca do que já tinha antes de nascer.

Mas com o estudo não tem como detectar a fascinação nos outros? Se tivermos a capacidade de detecta-la em nós com certeza temos como detecta-la em outros porém o estudo nos mostra que se não temos condições para auxiliar efetivamente o fascinado , cabe à nós “guardar a língua dentro da boca” e afastarmos do local em questão. Afinal ,acharmos que podemos resolver todos os problemas, ajudar à todas as pessoas pois temos ótimos Guias é um leve indicio de propensão à fascinação. 


Anjo Ariano
Luz e Paz

Leave a Reply