Porque não adotamos a Bíblia

Recebo sempre emails de pessoas muito amigas apesar de seguirmos caminhos religiosos diferentes, o que prova que se não nos pautarmos pelo fanatismo e sim pelo bom senso e respeito em nada é conflitante sermos de correntes religiosas diferentes.
Sempre entremeados de conversas leves e descontraidas,uma destas pediu a liberdade de adentrar em um ponto que sempre lhe trouxe curiosidade a respeito dos Umbandistas acerca de nosso ângulo de visão que observado por esta corrente religiosa de forma superficial a nossa posição, acreditam ser um elemento discordante que nos afastam deles entre outros menores:Por quê os Umbandistas não admitem a Bíblia?

Interessante!Nós admitimos a Bíblia como qualquer outra literatura religiosa ou filosófica porém não a adotamos incondicionalmente. Não admitir é uma posição perigosa que pode ser sinal de preconceito ou discriminação e os verdadeiros Umbandistas não nutrem tais sentimentos. Reconhecemos pontos filosóficos valorosos dentro da Bíblia desde o texto hebraico(Antigo Testamento) até os textos em grego e aramaico(Novo Testamento)que certamente enriquecem o espírito porém não o fazemos interpretando ao "pé da letra" como também usamos o discernimento necessário a qualquer leitura, inclusive as obras anunciadas como Umbandistas. Admitir nós admitimos como também o fazemos com o Torá,o Bardo Todol,o Alcorão,os Vedas ,o Madru,o Livro dos Mortos Egípcio, etc, só não os adotamos.

O que levaria os Umbandistas a não adotarem a Bíblia? A proibição de evocar os mortos?

(Lembrei-me, para um bom embasamento da forma como penso em sair do campo religioso que esta pessoa pertence ,do jesuíta americano Jack Miles , doutor em literatura em Harvard que recebeu o Pulitzer com sua obra " Deus-Uma Biografia" que após aprofundar-se um pouco,escolheu o título de EX -jesuíta por incompatibilidade da crença íntima com a crença imposta.Autor também da obra “ Cristo, uma Crise na Vida de Deus” que lhe rendeu o prêmio MacArthur Fellowship também conhecido por prêmio Genius ).
Pelo contrário pois esta proibição é de origem mosaica e não Divina e notadamente a Bíblia é totalmente baseada no contato com o plano espiritual, dos Anjos a evocação de Samuel,das aparições de Elias e Moisés no Monte Tabor até as do próprio Jesus após sua morte.O grande ponto discordante é a forma que a Bíblia apresenta Deus.

O Deus bondoso,lembra Jack Miles, que cria o mundo em 7 dias constatando que tudo é bom é o mesmo se desilude e irado expulsa Adão e Eva por uma desobediência que Ele com toda sua Onisciência não previu e ,de quebra, abandona seus atributos de ser soberanamente Justo e Misericordioso punindo toda a geração futura com a mácula do pecado original; Novamente sua Onisciência falha e sob nova decepção com sua criação, numa atitude de total descontrole emocional acaba com tudo o que fez com o dilúvio privilegiando uma família cujo patriarca,Noé, exibe atitudes no mínimo duvidosas quanto à retidão .

Não que aceitemos Adão e Eva, o dilúvio ou a criação em 7 dias pois podemos até ver a forma figurada da narração porém a descrição Divina é explícita.A Bíblia,continua Jack Miles, apresenta um Deus fruto da fusão completa e dramática dos dilemas humanos, uma única entidade com diversas identidades;Assim é um héroi libertador em Êxodo(por sinal um herói perverso que novamente pune inocentes),um tirano em Isaías,um conselheiro em Salmos (livro este que apresenta um certo grau de erotismo),um mero espectador no Livro de Rute ,um guerreiro conquistador em Josué,enigmático em Eclesiastes; Possuidor de atributos humanos condenáveis como a ira, o narcisismo e a vaidade, por vezes reagindo emocionalmente com decepção,tristeza e euforia,com preferências a uns em detrimento de outros.Infelizmente transfere-nos uma imagem de um ser com conflitos, dúvidas e crises tal qual o homem distante do mínimo da perfeição.Nas palavras de Jack Miles vem à sintetização:
“Iavé revela uma personalidade que oscila bastante em relação à sua criação – como no momento em que ordena o dilúvio, para tentar consertar tudo.”

Portanto não somos contra nada,apenas nos reservamos o direito de acreditar em um Deus Perfeito,Justo,Onisciente, Onipresente,Onipotente e Soberanamente Bom e Misericordioso , livre de qualquer traço que viria a macular seus Supremos Atributos.

Esta pessoa amiga disse que tinha bastante coisa para pensar e repensar mas eu a alertei a não condenar qualquer crença pois a culpa está em quem não reconhece o que é falso e aceita a mentira como verdade sem passar pelo crivo do bom senso, da lógica , do discernimento e da coerência e desta forma contribui para piorar a imagem que às vezes já não é muito boa espalhando ao vento suas fantasias obtidas por deficiencia de interpretação e estudo .Isto é válido para todos inclusive nós Umbandistas dentro de nossa própria Umbanda.

Anjo Ariano

Luz e Paz.

5 Comments

  • 12 de agosto de 2011 às 09:17 | Permalink

    meus mais sinceros PARABÉNS !
    Que texto maravilhoso... bem explicado, estudado, claro e pura verdade!
    você esta de parabéns...
    que os deuses lhe iluminem para que tenhas sempre esta mente maravilhosa!

  • 21 de março de 2016 às 20:10 | Permalink

    Meu amigo, o único meio usado por Deus para se revelar ao homem é a Bíblia. Para isso usou cerca de 40 pessoas de uma nação escolhida, de diversas classes sociais, através de cerca de 1600 anos, para que hoje, o mundo conhecesse o plano de Deus através dos séculos. É lógico e compreensível as dificuldades literárias encontradas. Assim como não teríamos a bíblia sem a ação de Deus, nenhum de nós conhecerá o Pai sem a sua infalível palavra, A Bíblia.

  • 17 de janeiro de 2020 às 13:27 | Permalink

    aparentemente matou inocentes.Mas Faraó foi avisado por Moisés e Arão.Então caiu as 10 pragas pela desobediência.Como você citou salmos lá diz que Deus não tem prazer na morte do ímpio,mas que se arrependa e converta dos maus caminhos.A Bíblia diz que Deus é amor,mas é justiça e fogo consumidor.Quem não obedecer a sua Palavra,sua lei,seus estatutos e ensinos é a própria pessoa que recusou a companhia de Jesus.Quem aceitar morará com Jesus.É a pessoa que escolhe seu destino ser boa pessoa ou má pessoa Escolher vida eterna ou morte eterna

  • Anônimo
    30 de janeiro de 2020 às 06:32 | Permalink

    Quem criou o mundo foi Deus . Criou o mundo e criou o honem para que vivesse em harmonia.Deus avisou o homem para que o obedecesse , porem o demonio sempre quis atrapalhar os planos de Deus e pra ISSO ele atormentou o homen criando o pecado que o afastou de Deus. Fez que o homem desobedecessse e se tornou vítima do pecado. Desde então todos os homens com raras exceções foram atraídos e seduzidos pelos demônio que pairavam no universo( DEMÔNIOS que eram os próprios anjos de Deus que foram expulsos do Reino celestes por NAO ACEITAR JESUS CRISTO FILHO DE DEUS).
    DESDE ENTAO A TERRA SE VIU dividida pelos homens do bem é do mal. Deus avisou Noé do dilúvio,Moisés avisou a humanidade que não acreditou e morreu nas águas. Assim hoje Deus nos avisa da presença do BEM E DO MAL,através da BIBLIA e seus profetas. Até hoje a terra está dividida porém todos nos ja fomos salvos pela MORTE DE JESUS NA CRUZ QUE NOS SALVOU DE NOSSOS PECADOS, Porém cabe a nós ACEITAR QUE JESUS É NOSSO SALVADOR PARA SERMOS LIBERTOS E TENHAMOS VIDA ETERNA .

  • Anônimo
    4 de março de 2020 às 19:36 | Permalink

    O diabo veio pra roubar, matar, destruir é enganar. O demônio espalha as trevas alegando ser luz. Infelizmente não há outra forma de ser salvo, a bíblia é a verdade do mundo quer vc queira ou não. Infelizmente essas "religiões" com jeitinho brasileiro é mais uma criação do inimigo pra destruir o homem é tirar sua atenção de Deus!

  • Leave a Reply