Reflexão sobre pena de morte


Vemos hoje, como no passado, todo tipo de violência humana. As leis progridem com o homem, mas ainda não são capazes de reprimir com total sucesso a índole agressiva, vingativa e má de muitos seres humanos. Nesse contexto, muitos acreditam que a violência somente será banida com o aumento da repressão, uma atualizada versão da pena de talião – olho por olho e dente por dente.

Porém, somos espíritas, compreendemos o mundo e as pessoas a partir de diferente perspectiva: nosso entendimento parte de conceitos doutrinários que nos explicam a justiça divina e, compreendendo-a, não tomamos para nós as responsabilidades de Deus. Foi Jesus que afirmou que aquele que pela espada ferisse, pela espada seria ferido (Mateus, 26:52), ensinando a realidade da lei que o Espiritismo nomeou de Ação e Reação. Sabemos assim que não há dívida que não será cobrada e que não se deverá quitar um dia.

A encarnação é oportunidade educativa, cujas escolhas resultam como alertas, comunicados da vida de como estamos indo, se bem ou mal, em nossas experiências e decisões. Em outras palavras, embora seja obrigação do homem aplicar leis que disciplinem as relações humanas, garantam a justiça, promovam a paz e a segurança, bem como estimulem comportamentos sociais adequados à fraternidade, somos espíritos cuja forma mais produtiva de progredir é vivenciando a experiência carnal.

Nesse sentido, a eliminação de um ser humano criminoso através da pena de morte é apenas ilusória solução do problema, aparente recurso para a falta de segurança da sociedade através de uma redução material do mal. Esse “despejo” da carne reinsere o criminoso no mundo dos espíritos enquanto ainda está desequilibrado e mau, libertando-o para agir a seu bel prazer. 

Não se resolve a violência pela violência, nem na Terra, nem no “céu”. A violência é doença que se cura com amor e educação; e por mais repressiva que nossa estrutura penal seja, não é a morte que nos preservará dela, pois continuará em outra dimensão até que outra existência cure o homem de suas imperfeições.
 
Autoria do artigo: 
Vania Mugnato de Vasconcelos

Texto originalmente publicado no 




Leave a Reply